domingo, 1 de agosto de 2010

Fotógrafo acompanha bandeira do Divino



Produzido a partir de documentação feita em maio e junho deste ano, durante a realização da Festa do Divino da cidade de Anhembi (SP), “Encontro com o Divino” é essencialmente um livro de fotografias, pontuadas por pequenos textos.
As fotografias são de Marcello Vitorino, que há quase 10 anos esteve pela primeira vez na pequena Anhembi e encantou-se com as tradições envolvidas nos festejos ao Divino Espírito Santo e mantidas há mais de 100 anos pela Irmandade do Divino Espírito Santo de Anhembi.
“Percebi que é uma festa popular por excelência, que não pertence à Igreja ou à Irmandade, mas sim à população, que tem uma fé enorme”, diz Marcello. “Além disso, nunca havia presenciado alguns elementos como a saranga, um canto que os membros da irmandade entoam enquanto remam, ou os amortalhados, pessoas que pagam promessa deitadas no chão e cobertas por um lençol, ou ainda o uso do trabuco, entre tantos outros que caracterizam a festa de Anhembi”, comenta o fotógrafo, que já acompanhou romarias em locais como Bom Jesus da Lapa (BA) e Juazeiro do Norte (CE).
O projeto de um livro sobre a festa de Anhembi foi viabilizado graças a recursos do Programa de Ação Cultura (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura, em seu edital de promoção da continuidade das culturas tradicionais. Para ir além da mera documentação dos pontos alto dos festejos, o fotógrafo acompanhou a viagem dos irmãos com a Bandeira do Divino pelos sítios de Anhembi e região. Foram nove dias de viagens nas canoas da Irmandade, pontuadas por caminhadas, almoços e pousos nos sítios de moradores que se ofereceram para receber os irmãos em suas casas, normalmente em pagamento a promessas atendidas.
Marcello conta que a viagem com os membros da Irmandade rendeu mais de três mil fotogramas, dos quais apenas 30 foram selecionados para compor o livro. “O trabalho de edição das imagens foi quase doloroso, pois muitas fotos das quais gosto tiveram que ficar de fora”, diz o autor, que buscou um equilíbrio entre a plasticidade das imagens e sua força narrativa.
Os textos do livro são de autoria da jornalista Nilva Bianco, que acompanhou o fotógrafo a Anhembi em vários momentos da Festa do Divino de 2010. São textos curtos, calcados tanto no trabalho de observação jornalística quanto nas emoções inspiradas pela festa. “Por isso eu os considero uma prosa poética”, diz a jornalista, que buscou sintonia com as imagens feitas por Marcello na hora de elaborar o material.
“Encontro com o Divino” terá uma tiragem de mil exemplares, da qual uma parte será distribuída à Irmandade do Divino Espírito Santo de Anhembi e às escolas e bibliotecas da região.
O lançamento acontece no dia 14 de agosto a partir das 19h na Casa do Divino de Anhembi (Av. Juscelino Kubitschek, s/n, Centro, Anhembi).


“Encontro com o Divino”
Livro em formato 17,5cm X 17,5cm, 48 páginas, 4x4 cores, impresso em couchê 170g (miolo) e triplex 250g (capa)
Tiragem: 1.000 exemplares
Apoio: Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo (ProAC)
Preço: R$ 20,00

Contatos para informação ou pedidos pelo e-mail marcello.vitorino@gmail.com

2 comentários:

sueli disse...

Esta festa é maravilhosa e as fotos ficaram simplesmente uma obra de arte,parabéns a todos.

ozair lopes ozair vö disse...

Ozair Lopes Võ disse-O Encontro do Divino é um trabalho elaborado pelo então Fotografo Marcello Vitorino e Nirva Bianco merece os elogios desta obra de Arte que é a Fotografia que fala tudo através das Imagens capitadas pelas camaras mas com a visão de quem está atraz dela isto só pode ser o Fotografo com a sua imaginação e criatividade traduz toda uma historia e os melhores momentos deste evento Relizado por um século! Parabens Marcello como de sempre seu Amigo de a mais de Dez anos! Ozair Vô Anhembi 25 de Agosto de 2011